top of page

A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAÇÃO DE VÁLVULAS

Neste post você verá a importância de manter a calibração das válvulas de segurança em dia, além de listarmos os perigos e prejuízos que existem com a calibração deita de forma incorreta.

ree


POR QUÊ FAZER A CALIBRAÇÃO DAS VÁLVULAS ?

A válvula de segurança é um dispositivo automático de alívio de pressão de equipamentos que atuam com líquidos e vapores compressíveis, cuja abertura ocorre automaticamente quando a pressão é aliviada dentro dos parâmetros estabelecidos. Este elemento também tem como função a vedação do equipamento.


A IMPORTÂNCIA DE MANTER A CALIBRAÇÃO EM DIA:

Para que estes dispositivos sejam eficazes tanto na abertura quanto no seu fechamento após o alívio da pressão, é fundamental que a calibração de válvulas de segurança seja feita regularmente, como forma de manutenção preventiva, de modo a garantir um controle preciso.


PERIGOS DA MÁ CALIBRAÇÃO OU AUSÊNCIA DA MESMA :

O certificado de calibração de válvula de segurança é um requisito da NR13. A válvula de segurança protege o vaso de pressão ou caldeira, caso o equipamento ultrapasse a PMTA (Pressão Máxima de Trabalho Permitida) a válvula alivia essa pressão, protegendo o equipamento em questão. Por isso é essencial que a válvula esteja calibrada, assim é possível testar o seu funcionamento e garantir que a válvula não possua vazamentos e que ela esteja ajustada com a pressão de abertura correta.

Segundo a norma NR13, a ausência de calibração de válvulas dos dispositivos de segurança é considerado RGI (risco grave e iminente) deixando o equipamento inapto para operar, o que pode causar acidentes, interdições e prejuízos financeiros.


QUAL A FORMA CORRETA DE REALIZAR A CALIBRAÇÃO EM VÁLVULAS ?

  • Retirada das válvulas de segurança do local instalado;

  • Avaliação do estado geral;

  • Calibração da Pressão de Abertura conforme ASME VIII, ASME I, NÃO ultrapassando a Pressão Máxima Trabalho Admissível (PMTA);

  • Aplicação de Nitrogênio até o limite PMTA, análise em nosso manômetro padrão devidamente aferido e com padrões rastreáveis pela RBC;

  • Execução da calibração "In Loco" e ou em nosso laboratório;

  • Colocação plaqueta de manutenção com TAG, Nº de certificado e data;

  • Reinstalação da(s) válvula(s) em seu equipamento;

  • Emissão de certificado de calibração para válvulas com padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração).


QUEM PODE CALIBRAR UMA VÁLVULA ?

A calibração de válvulas de segurança deve ser feita por uma empresa especializada e pode ser realizada in loco. Normalmente, o prazo entre uma calibração e outra é de 12 meses e este período pode ser reduzido caso haja uma falha no sistema e uma manutenção corretiva seja necessária.


ree
Entre em contato com a nossa empresa, teremos prazer em esclarecer suas dúvidas e eventualmente realizarmos um orçamento.









Comentários


bottom of page